Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/08/2017
Ver perfil do usuário

Arte Urbana

em Qua Ago 09, 2017 7:41 pm
Alunos: João Tito e Rubem Bispo 1°A

Prado, Marcela. Site JusBrasil, a arte urbana, 2014
Através do texto a autora discorre sobre a forma de expressão denominada arte urbana e seus impactos em um ambiente sócio-cultural.Todavia, realizando justamente a oposição entre grafite e pichação. Visto que, envidando através das leis constitucionais do regime governamental as diferenças entre a urbanografia e o vandalismo propriamente dito.

A autora primeiramente, procura esclarecer a diferença entre grafite e pichação. Ela diz "o primeiro é arte de rua, enquanto que o segundo é um ato de vandalismo." A lei de N° 12408/2011 proíbe terminantemente a pichação, podendo resultar de 3 meses a 1 ano e multa. A autora fala que a principal diferença entre eles é que o grafite respeita o espaço do outro ( tanto que só é realizado por meio de autorização) e o piche disputam esse espaço, causando poluição visual.

A autora também afirma: "portanto, para se tornar um grafiteiro, [...]há que se respeitar a legislação". A própria lei também proíbe o comércio de spray a menores de 18 anos. Esse também deve conter os dizeres: "Pichação é crime". O grafiteiro também deve ter uma autorização pública e privada para exercer sua obra. É obrigação do artista atender a todos esses pontos.

Estabelecendo uma paralelo com a frase de Leonardo da Vinci, a beira do renascimento cultural iniciado no século XIV "A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível." demonstra que a arte é representada como um conjunto simbólico distinguidos através de um único olhar, por conseguinte, semelhante aos dias vigentes, na qual a arte expressa um conjunto de reações, para com os acontecimentos de uma sociedade.

É recomendável a leitura desse texto, a todas as pessoas interligadas ao meio artístico urbano. Visto que, principalmente aos jovens iniciantes, para que posteriormente, devido as más influências, não incitem a degradação deste ambiente sócio-cultural.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum