Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Ver perfil do usuário

Função Social das Mídias

em Qui Ago 03, 2017 8:03 pm
Eu, aluno Jolisan Vinicius, da turma 3º A   Ensino Médio, portador da dupla  [Jolisan Vinicius e José Victor], comprometo-me a dar somente informações verídicas e de minha autoria intelectual, sob pena de advertência e zerar nota.

REDAÇÃO:

A imprensa é uma das maiores conquistas da humanidade, pois foi a partir do seu surgimento que deixamos de ser excluídos dos acontecimentos políticos e passamos a exercer de fato a cidadania. O Brasil viveu, em sua história mais recente, um cerceamento da liberdade de imprensa, que era manipulada segundo os interesses do Governo militar.

A democracia, que é construída com base nos ideais de igualdade e liberdade, não deve ser considerada inimiga da imprensa, mas, sua aliada. É por meio dos jornais, das revistas, do rádio e da TV que a sociedade se manifesta e toma conhecimento dos acontecimentos que trarão consequências para a vida cotidiana. Assim, é impossível imaginar uma sociedade democrática de verdade sem que haja liberdade de expressão e, consequentemente, de opinião.

Não há que se conceber democracia e liberdade civil sem meios de comunicação imparciais e transparentes. Os diferentes meios de divulgação da informação (imprensa escrita, falada e eletrônica) têm a função de informar e instigar a sociedade e os seus representantes a uma reflexão crítica dos fatos. Por intermédio dos diferentes órgãos da imprensa, a sociedade pode acompanhar os mais diversos acontecimentos para fiscalizar e exigir das autoridades e dos representantes de órgãos públicos condutas que venham de encontro ao interesse comum.

Diante disso, desde o surgimento da imprensa há divergências entre aqueles que defendem a liberdade de expressão e aqueles que, na maioria das vezes, são protagonistas dos escândalos divulgados em jornais, programas de rádio e de TV. Cabe aos membros da imprensa não deixarem de exercer o papel social de informar a população, contribuindo, assim, para a manutenção da democracia, que não seria plena se não houvesse o respeito à igualdade e à liberdade.

Norma 1 - Ao enviar essa resenha comprometo-me a assumir a nota que me for concebida pelo professor juntamente com minha dupla.

Norma 2 - Comprometo-me a seguir as normas ABNT padrão e o modelo ensinado de resenha ensinado em aula.

Você aceita as normas?   ( bounce ) Sim;  (   ) Não;
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum: