Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Ver perfil do usuário

Novo conceito de família no século XXI

em Qui Jul 27, 2017 9:10 pm
Eu, aluna Tamiris Barros da Silva, da turma 3º C, portador da dupla  (Ayalla Melquiades e Tamiris Barros), comprometo-me a dar somente informações verídicas e de minha autoria intelectual, sob pena de advertência e zerar nota

A limitação do conceito de família desde os primórdios estabeleceu-se somente a união de um homem e uma mulher. Entretanto, a desconstrução desse tabu traz a tona novas concepções, causando impacto aos tradicionais e conservadores que impõem barreiras de julgamento e preconceito. A família é à base de formação, educação de um indivíduo e afeto, portanto, qualquer estrutura familiar capaz de exercer essa função deve ser respeitada e válida.
  Embora tenham acontecido diversas mudanças sociais ao longo do tempo, é evidente o pensamento retrógrado ainda persistente na sociedade. A tradicionalidade  de que apenas um casal heterossexual pode constituir uma família advém do conceito biológico de reprodução e perpetuação da espécie. No entanto, uma mãe divorciada, um pai viúvo ou homoafetivos que divergem  de famílias tradicionais como a da protagonista de “Vida Secas “ não deixam de cumprir um papel social imposto e de ser um círculo afetivo.
    Desta forma, mesmo independendo do tradicional, o âmbito social traz consigo o preconceito e intolerância ao direito de liberdade do indivíduo, como ocorrido com o sexo feminino, classes sociais e grupos étnicos. É evidente essa intolerância refletida nos filhos de casais homossexuais que sofrem agressões físicas e verbais nas escolas, local que deveria fomentar o aprendizado e a convivência harmoniosa. Ademais, partindo dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade providos da Revolução Francesa, o direito de constituir um núcleo familiar não deve ser restrito como no código civil.
     Infere-se, portanto, o contemporâneo cenário acerca às novas concepções de família. Destarte, faz-se necessário a ação do Ministério da Comunicação promovendo palestras e campanhas de incentivo com a finalidade de disseminar informação às pessoas, além de propagar o respeito no meio social. Outrossim, é essencial a comunhão da escola e da família instruindo e educando os jovens a partir do conceito de ética e de cidadania com o objetivo de formar cidadãos íntegros.

Norma 1 - Ao enviar essa resenha comprometo-me a assumir a nota que me for concebida pelo professor juntamente com minha dupla.

Norma 2 - Comprometo-me a seguir as normas ABNT padrão e o modelo ensinado de resenha ensinado em aula.

Você aceita as normas?   ( X ) Sim;  (   ) Não
Ver perfil do usuário

Re: Novo conceito de família no século XXI

em Sab Jul 29, 2017 8:49 pm
Melhorar a solução....muito simplória
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum: