Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Ver perfil do usuário

Preconceito Linguístico

em Seg Jul 24, 2017 6:23 pm
Eu, aluna Laíne de Andrade Souza, da turma 3º C   _____, portadora do trio (Ascídia Dória, Laíne Andrade e Yuri Guarany), comprometo-me a dar somente informações verídicas e de minha autoria intelectual, sob pena de advertência e zerar nota

PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Hodiernamente, a hostilidade à imigração do modelo social, se alastra no mundo de maneira desenfreada. Entretanto, as consequências desse sentimento xenofóbico  atingem o ser humano de maneira direta e indireta: através de agressões físicas e por meio de artifícios como as redes sociais. Nesse sentido, por sentirem-se vulneráveis e incapazes de se defender, as pessoas tornam-se alvos constante dos atos do preconceito linguístico.

Em primeiro lugar, de acordo com o escritor Marcos Bagno, em seu livro A língua de Eutália, "A língua é um balaio de variedades". Logo, o mito da homogeneidade dado português falado deve ser quebrado, uma vez que nem todos têm acesso a norma culta, principalmente as classes menos favorecidas economicamente e mais atingidas pelo preconceito. Desse modo, é necessário que a educação padrão esteja acessível a todos, acompanhada do ensino à tolerância das variedades em escolas, pois ela tem o papel fundamental na formação do caráter do indivíduo.

Em segundo lugar, pode-se inferir também, que um grande perpetuador da discriminação linguística é o meio de comunicação, no qual é presenciado brasileiros expondo suas opiniões e recebendo críticas a cerca de sua fala como se o comentário delas passasse a ser invalido e desnecessário. Um grande exemplo disso ficou evidente durante as campanhas presidenciais de que Lula participou, em que uma das principais acusações era, “ como um operário que não sabe falar, vai dirigir o País “. Pessoas que carregam a marca de uma história, cultura e valores morais, são obrigadas a submeter-se em uma normatividade por pessoas desprovidas de ética e respeito, que fazem juízo de valor pelo falar.

Medidas são necessárias para a resolução do impasse. Entre elas, a ação do Governo Geral com punições mais severas em pessoas que pratiquem o bullying linguístico e a xenofobia; o Ministério de Comunicação com campanhas midiáticas que induzam pessoas a reflexão do assunto; o Ministério de Educação com palestras ministradas por psicólogos e psicanalistas que visem o benefício das vítimas, a participação familiar com a propagação de valores morais e éticos, e a cidadania que não se resume apenas em direitos, mas no respeito e no amor para com o próximo.

Norma 1 - Ao enviar essa resenha comprometo-me a assumir a nota que me for concebida pelo professor juntamente com minha dupla.

Norma 2 - Comprometo-me a seguir as normas ABNT padrão e o modelo ensinado de resenha ensinado em aula.

Você aceita as normas?   ( X ) Sim;  (   ) Não;
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum: