Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/07/2017
Ver perfil do usuário

Relatório de postagem

em Sab Jul 15, 2017 9:54 pm
Eu, Alessandra Santos Santana, da turma 2° A, Ensino Médio, portadora da dupla (Alessandra Santos e Tayla Grasielle). Comprometo-me a dar somente informações verídicas e de minha autoria intelectual, sob pena de advertência e zerar nota.

Tema proposto: Regulamentação do trabalho doméstico

O trabalho doméstico no Brasil teve origem a partir do período da escravidão, era praticado principalmente por crianças, homens e mulheres negros. Eles eram completamente abusados em vários quesitos e explorados sem ter nenhum tipo de direito ou garantias constitucionais. A profissionalização foi somente regulamentada na constituição de 1988, garantindo os direitos trabalhistas.
O pragmatismo começa quando os trabalhos domésticos são viabilizados por mulheres negras, que ocupam uma parte considerável de empregadas em distintas partes do Brasil. Contrariamente assim a ocupação das mesmas em cargos padrões no mercado de trabalho. Visando assim como uma herança escravista, pois assim que libertos, continuavam a trabalhar em grandes casas ocupando os mesmos deveres. Visto que impossibilita na melhoria ou até o desenvolvimento trabalhista ou estudantil com faculdade, pela predominância do baixo nível de escolaridade e as dificuldades em adentrar em outros serviços remunerados.
Apesar das conquistas obtidas diante da lei, nos dias vigentes as mulheres ainda são exploradas e submetidas indiretamente a esforços repetitivos e expostas a suscetíveis acidentes domésticos sem nenhuma segurança. Embora a PEC das domésticas tenha sido aprovada em 2013, na qual garante os direitos trabalhistas dos empregados domésticos para que sejam idênticos aos demais trabalhadores, a profissão continua sendo muito desvalorizada.
Em virtude dos fatos mencionados, é de extrema importância que o ministério de trabalho ligadamente ao ministério de justiça, crie medidas que forneçam e beneficie as atividades exercidas pelas domésticas, tornando-as mais valorizadas e reconhecidas na sociedade.

Mensagens : 31
Data de inscrição : 08/07/2017
Ver perfil do usuário

Re: Relatório de postagem

em Sab Jul 29, 2017 8:51 pm
mais leitura, redação sem atender aos critérios trabalhados em sala!!!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum